União Europeia retoma sistema de pre-listing para exportação de ovos brasileiros
UE reconhece sistema sanitário brasileiro para ovos
Foto: Pixabay
Durante a 23ª Conferência de Ministros da Agricultura das Américas, nesta terça-feira (4), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou avanços nas negociações com a União Europeia. Segundo ele, o bloco europeu comunicou a retomada do sistema de habilitação por indicação da autoridade sanitária brasileira, o chamado pre-listing, para estabelecimentos exportadores de ovos.
Fávaro destacou que a medida representa uma ampliação das oportunidades de exportação para o setor. “Com a confirmação do pre-listing, todos os estabelecimentos brasileiros produtores de ovos que cumprirem os requisitos sanitários estarão aptos a exportar para os países da União Europeia”, afirmou o ministro.
O pre-listing é o sistema por meio do qual o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) certifica e indica os estabelecimentos nacionais que atendem às exigências sanitárias europeias, dispensando a necessidade de auditorias individuais por parte da União Europeia. Além disso, as autoridades do bloco informaram a intenção de realizar, em meados de 2026, uma auditoria no sistema brasileiro de pescados.
O diálogo com os europeus foi reforçado no fim de outubro, quando o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa se reuniu em São Paulo com o comissário europeu para Agricultura, Christophe Hansen. Na ocasião, foram discutidos o retorno do sistema de pre-listing para ovos e para carnes de aves brasileiras. A oficialização da medida para o setor de aves deve ocorrer dentro de um mês.